domingo, 27 de março de 2011

Gastronomia



A Galiza é uma referência universal da boa comida. A cozinha é há séculos como uma das grandes atrações da Galiza. Em todos os cantos da província, na costa ou nas montanhas, em uma cidade ribeirinha que é, os viajantes que vão encontrar uma mesa servida comida soberba. Esta merecida reputação se baseia em três pilares: a matéria-prima de excelente qualidade, uma culinária know-how, transmitida de geração em geração e uma gama muito extensa de pousada simples.

Alguns pratos típicos da Galiza
    . Marisco: Pulpo uma feira ", vieiras, mariscos, lagosta, mexilhões ...
    . Carnes: carne (carne galego) e carne de porco
    . Pastéis: o pudim Roman, crepes galego, bolo de Santiago ...


Também vale a pena provar as fantásticas percebas e as ostras. Para preparar o Polvo à Galega (Pulpo a la gallega) é necessário golpear primeiro o polvo e cozê-lo para que amoleça, cortá-lo e juntar-lhe sal, azeite e colorau. Serve-se com cachelos, as batatas galegas. 
Lacón con grelos, o lacón (que é similar ao presunto mas não é fumado) é guisado lentamente com os grelos. Empada galega (Empanada gallega) é empada com carne, pimento e tomates. Para agüentar o frio duro do Inverno nas montanhas de León e a humidade da Galiza há guisados que aquecem o corpo como o pote galego (pote gallego) com chouriço, morcela, hortaliças, favas brancas e coração de couve. No final da comida, depois do vinho, bebe-se aguardente, que é um licor forte que se obtém destilando a pele das uvas. Às vezes este licor prepara-se numa caçarola de cerâmica, mistura-se com açúcar e acende-se fogo para queimar o álcool; é típica da Galiza e chama-se Queimada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário